Como eliminar gases?

O excesso de gases no trato digestivo causa inchaço abdominal, dores na barriga, desconforto, flatulências e sequência de arrotos. Mas você sabe como eliminar gases e aliviar esses sintomas desagradáveis? 

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O primeiro passo é cuidar da dieta. Existem alimentos que favorecem a formação de gases no organismo e outros que ajudam a eliminá-los, saiba quais os alimentos que causam gases. Ir ao banheiro com regularidade também é um hábito importantíssimo. Segurar a vontade é prejudicial ao organismo, pois pode provocar dor, prisão de ventre, desconforto abdominal e também a formação de mais gases intestinais.

Outra dica é investir em alguns exercícios simples, que podem ser realizados em casa e aliviam o estufamento. Luftal também ajuda a combater o incômodo causado pelos gases e pode ser usado por adultos e crianças.

Alimentos que ajudam a eliminar gases

A boa alimentação, entre outros benefícios para o corpo evitam os sintomas do excesso de gases e que haja formação excessiva de gases no organismo e cause o desconforto de barriga inchada. Procure comer alimentos saudáveis a cada 3 ou 4 horas, mastigando devagar. No jantar e no almoço, monte metade do prato com salada crua e legumes e a outra metade com uma proteína magra e carboidrato, de preferência integral.

Também evite comer em excesso e ingerir muita gordura e carboidrato, pois esses são os principais alimentos que causam gases e dor abdominal.

Para aliviar o estufamento, invista nos seguintes alimentos, que facilitam a digestão e ajudam a eliminar gases:

Cereais integrais

Trigo, centeio e cevada.

Frutas

Manga, tomate, laranja e caqui.

Verduras e folhas

Alface, agrião, rúcula, escarola e cenoura.

Exercícios para eliminar gases

Exercícios físicos diários ajudam nos movimentos involuntários do aparelho digestório (movimentos peristálticos), facilitando a digestão e evitando a formação excessiva de gases. Mas se você já está com estufamento, alguns exercícios simples podem ajudar a aliviar o problema. Confira as instruções abaixo e experimente!

Exercício 1

Deite com a barriga para cima sobre um colchonete, com as pernas esticadas. Em seguida, dobre uma de suas pernas em direção ao abdome, abraçando-a. Conte até 15 e repita o movimento com a outra perna. Esse exercício também pode ser realizado pelas mães em bebês que estejam com gases.

Exercício 2

Fique de joelhos sobre o chão ou colchonete. Encoste a cabeça nos joelhos e eleve o bumbum. Esse movimento, aliado à força da gravidade, fará com que os gases subam e sejam eliminados, aliviando a dor.

Exercício 3

Fique de joelhos sobre o colchonete ou o chão. Estique os braços para cima, deixando-os paralelos. Lentamente, baixe a cabeça com o tronco e os braços retos, encostando mãos e testa sobre o chão e mantendo o bumbum elevado, numa posição parecida com o alongamento dos gatos. Conte 20 segundos e retorne à posição inicial.