O que o excesso de gases pode causar?

O excesso de gases no trato digestivo pode causar dores na barriga, flatulência, arrotos e mal-estar. Essa produção excessiva de gases pode ter causas diversas, mas algumas mudanças de hábito podem ajudar a evitar o desconforto abdominal.

O que o excesso de gases pode causar

O primeiro cuidado deve ser com a alimentação. Procure ter uma dieta diária balanceada, rica em alimentos com fibras, como verduras, legumes, frutas e cereais integrais, além de bastante água. 

Comer rápido faz mal

A digestão começa na boca. Quem come muito rápido, sem mastigar os alimentos direito, tem maior chance de enfrentar uma digestão difícil, o que pode causar gases. Saiba quais são os alimentos que causam gases.

Pratique exercícios!

Mexer o corpo, além de proporcionar outros benefícios, também ajuda na boa digestão. Para isso, não é preciso “se matar” na academia: uma simples caminhada, 30 minutos por dia, é suficiente para uma diminuição sensível do desconforto abdominal.

Mas se você é sedentário, não se esqueça de consultar um médico antes de começar qualquer atividade física. Esse cuidado é importante principalmente para pessoas com mais de 30 anos de idade ou portadores de doenças crônicas, como diabetes ou pressão alta.

Intolerância alimentar e gases

Um dos principais sintomas da intolerância à lactose é o excesso de gases após a ingestão de leite ou derivados. Isso acontece porque quem apresenta essa intolerância produz pouca ou nenhuma lactase, a enzima responsável por digerir a lactose, proteína presente no leite. Assim, a digestão desses alimentos é bem difícil, e pode levar a produção de gases intestinais.

 

Fontes: MD Saúde, Minha Vida, Minha Vida, Drauzio Varella