Quais são os alimentos que mais causam gases e por quê?

O excesso de gases no trato digestivo causa imenso desconforto por conta da distensão abdominal e também pelo constrangimento social. A causa desses gases é a aerofagia (ar que engolimos) e também da fermentação de alimentos durante o processo da digestão.  No entanto, algumas pessoas têm mais predisposição para a flatulência, o que na maioria dos casos tem a ver com a dieta. Conheça os alimentos que mais causam gases e livre-se desse desconforto.

alimentos que causam gases

Feijões e outras leguminosas

Esses alimentos contêm rafinose, um tipo de carboidrato que favorece a fermentação. Para diminuir esse problema, lave os grãos com água corrente e deixe-os de molho por pelo menos 6 horas. Após esse intervalo, descarte a água e lave novamente os feijões em água corrente. Depois disso, cozinhe os feijões como de costume. Seguindo essa dica, a digestão do alimento será muito mais fácil, sem aquela sensação de barriga inchada.

Brócolis, repolho, couve e couve-flor

Conhecidos cientificamente como crucíferos, esses alimentos contêm enxofre, substância que age sobre as bactérias intestinais. O ideal é ingeri-los em pequenas porções, evitando gases intestinais.

Lactose

Um dos principais sintomas da intolerância à lactose, açúcar natural presente em leite e derivados, é a produção excessiva de gases e desconforto abdominal. Isso acontece porque quem apresenta essa intolerância não produz ou produz uma quantidade muito pequena de lactase, a enzima responsável pela digestão da lactose. Com uma digestão difícil, o excesso de gases pode aparecer. Isto também acontece com crianças e recém-nascidos, então é sempre bom ficar atento aos cuidados com bebê.

Frutose

O açúcar natural das frutas também pode causar a produção excessiva de gases

Sorbitol

Também presente naturalmente nas frutas e utilizado como adoçante, o alimento favorece o acúmulo de gases em algumas pessoas, que são intolerantes a ele.

Batatas, milho, massas e trigo

Esses alimentos são ricos em amido, substância que produz resíduos que não são absorvidos e seguem para o intestino grosso, onde são fermentados pelas bactérias, produzindo gases. O ideal é ingeri-los com moderação.

Caso haja exagero, saiba como eliminar gases.

Fibras

As fibras são importantíssimas para uma boa digestão, pois facilitam o trânsito dos alimentos pelo trato intestinal. Porém, consumi-las em uma quantidade exagerada pode causar produção excessiva de gases e, com isso, dores na barriga. As fibras solúveis, presentes em alimentos como feijões, aveia e na maioria das frutas são as que mais causam o desconforto. 

Carne vermelha

As carnes vermelhas demoram entre 24h e 48h para serem completamente digeridas, o que leva a uma ação maior das bactérias do intestino grosso, gerando excesso de gases