Qual a diferença entre gases intestinais e gases tradicionais?

O corpo humano produz de 500 ml a 2 litros de gases por dia. A maior parte deles são gases intestinais que, como o próprio nome diz, formam-se no intestino. Há também os gasesque se acumulam em outras partes do aparelho digestivo, que podem vir da digestão dos alimentos que causam gases e também pela ingestão de ar.

gases intestinais e gases tradicionais

Gases intestinais

Os gases intestinais são os principais responsáveis pelo estufamento e são formados no intestino, a partir da fermentação dos alimentos, parte do processo normal de digestão.

O excesso desses gases, porém, causa distensão e dor abdominal (inchaço), e flatulência. Para evitar esse desconforto abdominal, é importante ter uma dieta diária balanceada, rica em legumes, verduras e frutas. Evite o excesso de carne vermelha, carboidratos e feijões, pois são alimentos que contribuem para a formação de gases.

Outros tipos de gases

Além dos gases intestinais, o corpo humano também apresenta gases no estômago e no esôfago. Esses gases são, em sua maioria, causados pela aerofagia, o ato de engolir ar.

Bebidas gaseificadas, como refrigerantes, também contribuem para o acúmulo de gases nesses órgãos, causando distensão abdominal, arrotos e mal-estar.

Evite mascar chicletes, beber com canudo e fumar, já que esses dois hábitos fazem com que se engula muito ar.

 

Fontes: Drauzio Varella, Melhor com Saúde e Bolsa de Mulher