Saiba como descobrir o que podem ser as dores na barriga

Dores na região abdominal podem ter causas diversas, que vão desde excesso de gases até cólica menstrual. Mas você sabe identificar os principais sintomas das dores de barriga mais comuns e o que é bom para gases? 

dores na barriga - o que podem ser?

Confira:

Gases

Gases em excesso podem causar dores muito fortes na barriga e esse excesso pode causar má digestão, principalmente pela alimentação rica em carboidratos e gorduras, por isso saiba quais são os alimentos que causam gases. Pessoas intolerantes ao glúten e à lactose também podem apresentar o problema ao ingerir essas substâncias.

Infecção intestinal

Dor de barriga acompanhada por diarreia, estufamento, barriga inchadamal-estar e, em alguns casos, vômitos e febre, pode ser sintoma de infecção. O problema aparece após a ingestão de um alimento contaminado e, normalmente, cessa sozinha após alguns dias.

Durante a crise, é preciso beber bastante água, para evitar a desidratação. Também é importante evitar comer alimentos gordurosos ou muito temperados, pois eles podem piorar a diarreia.

Idosos e crianças que apresentam a doença devem ser levados imediatamente para atendimento médico, pois podem apresentar desidratação rapidamente.

Cólica menstrual

A dor aparece apenas em mulheres e é causada pela contração do útero durante o fluxo menstrual. Os sintomas são dor no baixo-ventre (que pode irradiar para as pernas e a lombar), mal-estar, inchaço, estufamento e irritação. Algumas mulheres também podem apresentar diarreia, vômitos e dor de cabeça

Dor de exercícios

Após a prática de exercícios que trabalhem a região do core (abdome, cintura e costas), pessoas não-treinadas podem apresentar uma dor muscular intensa na região. Normalmente, essa dor passa sozinha após alguns dias.

Porém, se essa dor na barriga estiver insuportável, procure um médico. Talvez seja necessário o uso de um relaxante muscular para aliviar o desconforto.

Gastrite

Estresse, fumo, bebidas alcóolicas, alimentos gordurosos, pimentas, carne vermelha e alguns medicamentos podem irritar a mucosa gástrica, e levar a piora do quadro. A inflamação pode ter como causa a bactéria Helicobacter pylori.

Os sintomas dessa inflamação são dor aguda na parte superior do abdome (boca do estômago), inchaço, mal-estar, enjoo e, em alguns casos, vômito.

Para que a gastrite seja confirmada, é preciso fazer alguns exames, como a endoscopia digestiva

 

Fontes: Saúde Melhor, Bolsa de Mulher e Diário do Grande ABC