Quais são as causas da flatulência excessiva entenda o que é

    Quais são as causas da flatulência excessiva? entenda o que é!

    10 mar. 2021

    A flatulência excessiva é um sintoma que causa inúmeros incômodos. Afinal, gases costumam ser barulhentos e, na pior das hipóteses, apresentam mau cheiro¹.

    Embora o assunto seja um tabu, produzir gases é normal². A maior questão aqui é o incômodo causado pelo excesso — o que pode ter várias origens e apresentar outros sintomas. Saiba mais sobre o assunto e entenda como evitar os gases.

    O que é a flatulência excessiva?

    A flatulência excessiva é o excesso de gases abdominais, derivada da abundante produção e o acúmulo de gás no intestino. Por serem produzidos durante o metabolismo bacteriano ou por deglutição de ar³.

    O que pode causar flatulência excessiva?

    A flatulência excessiva pode ser causada por alguns problemas gastrointestinais, mas também se relaciona ao sedentarismo e à alimentação — mesmo quando considerada saudável. Assim, existem alguns alimentos que são mais propensos a causar gases, independentemente de fazerem parte de uma dieta saudável ou não.

    Veja alguns:

    • adoçantes;
    • aveia;
    • batatas, milho, massas e trigo;
    • brócolis, repolho, couve e couve-flor;
    • carne vermelha;
    • feijões e leguminosas;
    • leite e derivados.

    Quem sofre de flatulência excessiva deve observar quais desses alimentos ocasiona crises de flatulência. Uma vez que o estopim para o problema é percebido, fica mais fácil evitar esse incômodo por meio de pequenos ajustes na alimentação. Além disso, o excesso de gases pode ajudar a identificar outros problemas.

    A intolerância à lactose⁴ é um exemplo. Pessoas intolerantes nem sempre apresentam diarreia, mas sofrem com a flatulência. Dessa forma, ao perceber que o consumo de leite e derivados estão levando ao desconforto abdominal, a disfunção pode começar a ser investigada com acompanhamento de um nutricionista ou médico.

    Um fato curioso sobre a flatulência excessiva é que ela pode estar relacionada ao ar ingerido. Pessoas que fumam, costumam comer alimentos muito duros, usam dentaduras ou comem rápido demais engolem muito ar nesse processo, sendo eliminado da mesma forma que o gás produzido no intestino.³

    Quais são os sintomas desse problema?

    O excesso de gases geralmente pode vir acompanhado de cólicas e dor abdominal. Além disso, eles podem ser expelidos na forma de arroto — tão desconfortável quanto a flatulência.

    Outro sinal típico do gás intestinal é a presença repentina, causando cólicas ou pontadas. A intensidade varia até ele ser expelido. A pessoa que sofre de gases excessivos deve buscar um médico caso a dor dure alguns dias ou venha acompanhada de febre, diarreia ou fezes escuras.

    Vale lembrar que existem diferenças entre as dores abdominais. Inclusive, a causada pelo excesso de gás intestinal costuma atingir toda a extensão do abdômen.

    Um estilo de vida saudável com alimentação adequada e a prática de exercícios físicos é indicado para resolver esse incômodo. Ainda assim, os produtos Luftal também ajudam a controlar a flatulência excessiva e ter uma rotina mais confortável longe dos gases. Assim, existe o Luftal em comprimentos ou em cápsulas de gel, indicado para adultos; e em gotas, indicado para crianças.

    Gostou do nosso conteúdo? Então, que tal agora acompanhar a página da Luftal no Facebook? Saiba sobre os produtos e suas indicações.

    Referências 

    1. https://br.pinterest.com/pin/766526799054605922/ 
    2. https://www.minhavida.com.br/saude/materias/18579-flatulencia-em-excesso-pode indicar-ma-alimentacao-ou-disturbiosintestinais#:~:text=Flatul%C3%AAncia%20em%20excesso%20pode%20indicar%20m%C3%A1%20alimenta%C3%A7%C3%A3o%20ou%20dist%C3%BArbios%20int estinais,-Entenda%20quando%20os&text=A%20presen%C3%A7a%20de%20gases%20no, eliminados%20diariamente)%20e%20distens%C3%A3o%20abdominal. 
    3. https://www.news-medical.net/health/What-is-Flatulence-(Portuguese).aspx
    4. https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/problemas digestivos/flatulencia-excesso-sinal-problema-saude 

     

    LUFTAL® M.S. 1.7390.0009 (simeticona) e LUFTAL® GEL CAPS (simeticona) MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006. AFE nº 1.00.639-8. Indicados para pacientes com excesso de gases no aparelho digestivo. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

    Categories