DESCUBRA COMO FAZER MASSAGENS PARA ALIVIAR CÓLICAS EM RECÉM-NASCIDOS
Você é mãe, pai ou responsável por um bebê que sofre com cólicas? Então, respire fundo. A gente sabe como esse momento pode ser desafiador, especialmente quando o neném fica muito incomodado e o sono de toda a família fica prejudicado.
A verdade é que essa é a realidade de muita gente, já que as cólicas são muito comuns entre os bebês. Isso ocorre por conta de uma imaturidade do sistema gastrointestinal de recém-nascidos, algo que tende a passar em alguns meses.
Mas há algumas dicas para melhorar esse problema! Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de massagens para aliviar cólicas em recém-nascidos. Continue a leitura e confira as informações!
Por que os bebês sentem tantas cólicas?
Ainda não há uma resposta definitiva para essa pergunta. A verdade é que as cólicas podem estar relacionadas a vários processos do bebê, inclusive alguns que têm relação com a adaptação do pequeno à sua nova realidade.1
Há uma hipótese de que o desequilíbrio emocional gerado pela fase de adaptação pode estressar o sistema nervoso das crianças e fazer com que elas sejam mais suscetíveis às cólicas.1
Além disso, alguns especialistas afirmam que esse sintoma — caracterizado por muito desconforto, especialmente durante a noite, e choro que dura mais do que 3 horas por dia — pode estar relacionado à imaturidade do sistema digestivo dos bebês.1
Por fim, outra possibilidade é que a alimentação da mãe tenha algo a ver com tudo isso, afetando o bebê por meio da amamentação. Então, alimentos como leite, cafeína e ingredientes que fermentam muito — como o repolho e os feijões — podem ser evitados para ver se há ou não uma melhora das cólicas do bebê.1
Isso vai passar algum dia?
Se você está buscando dicas de massagens para aliviar cólicas em recém-nascidos, deve estar se perguntando se esse incômodo no bebezinho ainda vai durar muito.
Ainda que possa ser um período muito difícil, é bem comum que as cólicas melhorem 100% após alguns meses. Nesse período, o que deve ser feito é aliviar os sintomas e aguardar o amadurecimento do pequeno.
Na maioria das vezes, as cólicas aparecem entre 1 e 5 meses de idade, sendo mais frequentes nos primeiros 3 meses de vida. É possível, no entanto, que elas sumam antes ou depois, podendo chegar aos 5 meses de duração.2
Além disso, há outras estatísticas que mostram que o desconforto é bem mais prevalente nas primeiras 6 semanas de vida do bebê, sendo reduzido consideravelmente por volta das 12 semanas.3
Outro ponto que deve ser considerado diz respeito à frequência do choro. O que é considerado "normal" nesses casos? De acordo com pesquisadores, a frequência regular de choro de bebês com cólica é de 1 a 3 horas por dia até as 6 semanas, caindo para 1 hora diária a partir das semanas 10 e 12. Então, fique de olho!3
Lembrando que casos muito graves — como quando o desconforto dura o dia todo ou a criança chora por muitas horas diárias, que ultrapassam o que foi mencionado acima — exigem uma visita ao pediatra. Anote todos os sintomas e sua duração e leve as informações para o profissional.
Quais são as massagens para aliviar cólicas em recém-nascidos?
Agora, é hora de você conferir um passo a passo para fazer uma massagem caprichada para aliviar cólicas em recém-nascidos, a fim de diminuir esse desconforto tão grande. Vamos lá?
Transmita calma ao bebê
O primeiro passo é transmitir calma para o neném. Não se esqueça de que, por mais que você esteja sob estresse no momento, ele se encontra em situação mais difícil, com muito desconforto.
Por isso, transmita calma. Peça permissão para tocá-lo e toque-o de forma delicada. Cante, converse com ele e faça com que esse momento seja agradável para vocês dois.
Escolha uma superfície confortável
A escolha de uma boa superfície para fazer as massagens é fundamental. Então, nada de fazê-las em qualquer lugar ou em ambientes barulhentos, com muita passagem de pessoas.
Priorize realizá-la na cama, que permite que vocês dois fiquem confortáveis. Feche a porta do quarto e faça desse um momento mais tranquilo, intimista e sem pressa.
Deixe o pescocinho estabilizado
A estabilização da cabeça da criança é muito importante nesse momento. Por isso, tenha a certeza de que ela está completamente apoiada na superfície escolhida. A cama, novamente, é uma ótima opção com bastante espaço.
Caso seja possível, coloque algumas almofadinhas ao lado do bebê para evitar que ele se mexa muito, especialmente durante os primeiros minutos da massagem. Depois, a tendência é que ele relaxe e fique mais contido.
Comece a massagem com as mãos
Você pode começar a massagem com as mãos, promovendo um alívio mais instantâneo e acalmando a criança a partir do seu toque.
Massagens para aliviar cólicas em recém-nascidos não têm regras fixas. A dica é fazer movimentos leves e circulares por todo o abdômen, aplicando mais pressão caso o bebê permita.4 É possível utilizar óleos, desde que eles sejam liberados pelo pediatra.
Trabalhe as perninhas do neném
Outra técnica muito utilizada é a da movimentação das perninhas do bebê. Aqui, é preciso que ele esteja ainda mais colaborativo e, por isso, a dica é deixar essa etapa por último.
Nesse caso, você apoiará as suas mãos nos tornozelos do pequeno e dobrará os seus joelhos, quase “apertando” o abdômen com as perninhas. É possível usar as duas ao mesmo tempo, intercalá-las ou fazer o movimento de “bicicleta”, como se ele estivesse pedalando.4
Gostou de conhecer as dicas de massagens para aliviar as cólicas em recém-nascidos? Esperamos que sim! Além disso, você também pode contar com a ajuda de medicamentos, como é o caso do Luftal Infantil, para melhorar esses sintomas. Seguro para bebês e crianças, ele promove alívio rápido da dor e cólicas causada por gases, age em apenas 10 minutos, sem ser absorvido pelo organismo e sem uso de corantes.
Referências:
LUFTAL® (simeticona) M.S. 1.7390.0009. Indicado para pacientes com excesso de gases no aparelho digestivo. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. (Nov/2022)